Primeiro, o que falar dessa capa??? Eu achei bem sugestiva e também muito criativa. Eu gostei bastante da mistura de cores como o roxo e o verde e é uma mistura de cores que chama a atenção. Eu acho linda as capas dos livros da Agatha que são feitas pela Globo Livros, sério. Não tem uma capa que eu simplesmente não goste!!
No meio da madrugadaa, a rica proprietária da mansão Styles é encontrada morta em sua cama, aparentemente vítima de um ataque cardíaco. As portas do quarto estavam trancadas por dentro e tudo indicava morte natural. Mas o médico da família levanta uma suspeita: assassinato por envenenamento. Todos os hóspedes da velha mansão tinham motivos para matar a Sra. Inglethorp e nenhum deles possuía um álibi convincente. Para solucionar o crime entra em ação o detetive Hercule Poirot, irresistível personagem criado por Agatha Christie, que faz a sua estréia neste caso intrigante. Um marco da literatura policial e um dos maiores romances do gênero.
Segundo, o desenrolar da história. Esse foi um dos grandes aspectos desse livro que deixaram a leitura mais intrigante. A gente acompanha desde o início toda a rivalidade entre os membros da família, todas as fofocas, brigas etc.
A escrita no começo foi um pouco cansativa porque conta sobre a família toda primeiro e a relação do capitão Hastings com os Inglethorp, mas isso é só por 40 páginas. Logo depois começa a história em si. Uma das partes mais bem narradas foi na parte em que há o assassinato. Foi tão bem narrado que eu me senti totalmente na cena, me senti sendo um dos integrantes da família assistindo a tudo. No geral, em todos os livros da Agatha Christie, a narrativa é uma das coisas que mais me conquista. Não é uma narrativa totalmente simples e também nada complicado. É uma narrativa totalmente leve e envolvente.
Outro ponto positivo em relação a formação do livro são as páginas que são meio amareladas. Eu acho que isso facilita bastante a leitura porque não reflete tanto as palavras do verso e fica mais fácil de enxergar.
O único ponto negativo que não me fez dar nota 5/5 para o livro foram alguns capítulos que eu achei um pouco enrolados e que podiam ter ido direto ao ponto, mas tirando isso, eu gostei bastante!
Pra quem ainda não leu nenhum livro dessa autora, uma grande recomendação minha é começar por esse. Não porque foi o primeiro livro dela mas porque nós conhecemos mais o detetive Hercule Poirot e podemos entrar em contato direto com a narrativa dela. Esse não foi o primeiro livro dela que eu li (foi A Mansão Hollow), os livros são totalmente independentes (apenas dois que não são que é Um Corpo na Biblioteca e A Maldição do Espelho) então você não precisa obrigatoriamente ler na ordem cronológica.
Uma das minhas frases favoritas desse livro:
"A imaginação é um ótimo servo e um péssimo mestre. A explicação mais simples é sempre a correta." - Hercule Poirot
Informações adicionais:
Avaliação: 4/5
Editora: Globo Livros
Onde achar: Amazon Brasil, Saraiva (achei na Saraiva apenas o livro digital), Submarino e Livraria Cultura.
- Stephanie