August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade.. até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular em Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apenas da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.Extraordinário irá falar sobre um menino, August Pullman, que nasceu com uma síndrome cujo deforma o rosto do indivíduo que a porta. Os pais de Auggie, querem que ele vá a escola e conviva com outras pessoas, mas inicialmente ele não aceita. Depois de pensar um pouco a respeito, ele aceita e um dia, ele vai a escola onde três estudantes mostram o local: Charlotte, Julian e Jack. Ele faz amizade com essas três crianças que irão ajudá-lo ao decorrer do ano na escola.
R.J.Palacio criou uma história edificante, repleta de amor e esperança, em que um grupo de pessoas luta para espalhar compaixão, aceitação e gentileza. Narrado da perspectiva de Auggie e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade – um impacto forte, comovente e , sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo, que vai tocar todo tipo de leitor.
Para espalhar a mensagem de Extraordinário, Palacio iniciou uma campanha antibullying, da qual milhares de crianças já participaram.
Lá, ele também irá contar com o apoio do Sr.Buzanfa, o diretor da escola que o ajuda em diversas situações e que se torna um amigo.
Não quero falar tanto da história em si porque acho legal você começar o livro sem saber tanto o que vai acontecer na vida do Auggie quando ele começa a ir a escola e conhecer pessoas novas.
Bem, eu gostei muito do jeito que os personagens são construídos, principalmente o Auggie e o Jack. Como falei anteriormente, Auggie é um garoto que não frequenta a escola e que não tem muitos amigos, as pessoas se afastam dele devido a sua aparência e do seu jeito. Em algumas partes do livro, mostra como o garoto sofria bullying tanto na escola como em lugares públicos e era chamado de nomes horríveis - "Garoto Rato", "Estranho", "Mostro".
Sobre o Jack, gostei da forma como ele é e o quanto evolui devido a convivência com o Auggie. Eles se tornam melhores amigos e passam por diversas situações juntos. Quando a mãe de Jack recebe um telefonema na sua casa pedindo para seu filho ir para a escola e dar as boas vindas ao Auggie, ele não aceita, mas depois que ele descobre que dois de seus amigos irão fazer o mesmo, ele aceita e conhece o August.
Esses são sem dúvidas meus personagens favoritos, mas também temos outros que evoluíram muito com o decorrer da história - Charlotte, Via (irmã do Auggie), a própria mãe do Auggie - e cada um tem uma participação simbólica na história. Julian, por exemplo, representa o valentão que faz bullying com o August.
Outra coisa que gostei bastante no livro foi que há o ponto de vista de cada pessoa que convive com o Auggie. Temos uma visão totalmente ampla do livro, vemos como as pessoas inicialmente reagem a sua presença - como quando Charlotte, Julian e Jack o conhecem - e também vemos como funciona a convivência. Podemos ter uma visão bem ampla de como é a rotina da casa, de como cada membro da família trata o Auggie.
Os capítulos são realmente extremamente curtos (o maior deve ter 5 páginas no máximo) e cada parte de cada ponto de vista começa com uma frase de algum livro ou até algum trecho de música. A escrita é muito leve e envolvente e você simplesmente devora esse livro.
Gostei bastante da edição, achei que a capa azul combinou com o desenho do Auggie e é uma capa que chama atenção. É uma das minhas capas favoritas!
Frases marcantes
Toda pessoa deveria ser aplaudida de pé pelo menos uma vez na vida, porque todos nós vencemos o mundo. - Auggie.
Não se esforce muito para ser legal. Sempre dá para notar, e isso não é legal. - Amos Conti.
A sorte favorece os bravos. - Sr.Browne.Extraordinário é um livro maravilhoso que mostra que a aparência não é tudo na vida. Auggie é um menino que vive de uma maneira muito simples e que apesar de tudo que passa, continua levando uma vida normal.
Em minha opinião, esse livro deveria ser passado nas escolas para as pessoas pararem com o bullying, pararem de julgar os outros por causa da aparência. É um livro que deveria ser lido por todas as pessoas!
Informações adicionais:
Avaliação: 5/5
Editora: Intrínseca
Onde encontrar: Amazon Brasil, Saraiva, Submarino e Livraria Cultura
-Stephanie
0 comentários:
Postar um comentário