Metas

Oi gente, tudo bem? Vim com uma postagem um pouquinho diferente aqui pra vocês sobre metas, mais especificamente sobre impor metas.
Assisti a uns dias atrás um vídeo da Mell Ferraz onde ela fala sobre ler muito rápido e isso me abriu os olhos pra muita coisa, principalmente para metas pessoais.


Tenho certeza que muitos de vocês, assim como eu, já fizeram algum tipo de meta com relação a livros: livros para serem lidos (TBR), livros para o ano que vem, quantos livros vou ler esse ano etc. 
Depois de ver o vídeo da Mell Ferraz, notei que pelo menos pra mim, os livros que eu já estava lendo não eram por minha vontade própria e sim porque eu tinha imposto uma meta e precisava cumprir.

Antes, eu me obrigava a ler muitos livros só porque eu tinha comprado e estavam na minha estante, e na maioria das vezes, eu queria ler outro tipo de livro, o que me deixava com o pé atrás quando na leitura. Não sei vocês mas se eu estou lendo um livro por "obrigação" não aproveito tanto a leitura quanto eu gostaria e na maioria das vezes, não presto muita atenção. Então muitas vezes eu ficava perdida no meio da história porque não prestava atenção porque não era aquilo que eu queria.

Não estou criticando quem faz metas para si próprios, porque muita gente só consegue ler o tanto quanto quer desse jeito. Mas gostaria que abríssemos os olhos para notarmos que na maioria das vezes, estamos lendo muito rápido e não estamos aproveitando a leitura tanto quanto gostaríamos.

Por exemplo, muitas pessoas impõe uma meta no começo do ano falando quantos livros pretendem ler. No começo de 2016 impus uma meta de 50 livros para ler e quando chegou a última semana do ano, notei que não atingi a meta que eu esperava (li 46 livros) e fiquei chateada comigo mesma porque esperava ter lido mais.

No entanto parei pra pensar e levei tudo isso a uma conclusão: o que menos importa é a quantidade de livros que você leu. Se você leu duzentos, cem ou dez não importa, o que importa mesmo é o seu aproveitamento porque pelo menos pra mim, eu aproveito muito menos o livro se estou lendo por obrigação ou por apenas por ler sabe?

Novamente, não estou criticando quem impõe meta literárias para si mesmo, só gostaria que refletíssemos um pouco nesse quesito. Esse ano, decidi que quero ler o que tenho vontade, se um livro não está me agradando eu irei parar e volto quando tiver vontade, não vou me impor a ler livros que no momento não quero. Também não irei colocar nenhuma meta de "quero ler 50 livros em 2017", irie ler livremente.

Bem, essa foi a postagem de hoje. Foi bem curtinha mas queria que parássemos para refletir sobre impor metas e ler muito rápido. Até a próxima resenha ;)

Vídeo da Mell Ferraz: ((clique aqui))

-Stephanie

0 comentários:

Postar um comentário