Resenha: Coração de Tinta

Olá pessoal! Tudo bem com vocês? No decorrer dessas semanas, li alguns livros mas o que eu queria mesmo fazer resenha aqui no blog é de Coração de Tinta.

A leitura foi muito agradável mas tiveram algumas partes que não me agradaram tanto assim. Minhas expectativas no geral foram atendidas. Irei comentar mais ao decorrer do post.

Há muito tempo Mo decidiu nunca mais ler um livro em voz alta. Sua filha Meggie é uma devoradora de histórias, mas apesar da insistência não consegue fazer com que o pai leia para ela na cama. Meggie jamais entendeu o motivo dessa recusa, até que um excêntrico visitante noturno finalmente vem revelar o segredo que explica a proibição.
É que Mo tem uma habilidade estranha e incontrolável: quando lê um texto em voz alta, as palavras tomam vida em sua boca, e coisas e seres da história surgem como que por mágica. Numa noite fatídica, quando Meggie ainda era um bebê, a língua encantada de Mo trouxe à vida alguns personagens de um livro chamado Coração de tinta . Um deles é Capricórnio, vilão cruel e sem misericórdia, que não fez questão de voltar para dentro da história de onde tinha vindo e preferiu instalar-se numa aldeia abandonada. Desse lugar funesto, comanda uma gangue de brutamontes que espalham o terror pela região, praticando roubos e assassinatos. Capricórnio quer usar os poderes de Mo para trazer de Coração de tinta um ser ainda mais terrível e sanguinário que ele próprio. Quando seus capangas finalmente seqüestram Mo, Meggie terá de enfrentar essas criaturas bizarras e sofridas, vindas de um mundo completamente diferente do seu.
Uma coisa que eu não gostei muito foi a sinopse, acho que ela não sugere muito do que é a história, sabe? Tudo bem que fala um dos pontos principais - o passado de Mo, o porquê que ele não lê em voz alta, enfim - mas não fala muito sobre o que acontece depois que o Dedo Empoeirado acha Mo e Meggie. Tudo bem que diz que eles vão parar na aldeia de Capricórnio, mas tem alguns acontecimentos que eu realmente acho que tem que ter na sinopse, se não (pelo menos pra mim) o livro parece um pouco chato.

Bom, a história começa com Dedo Empoeirado indo para a casa de Mo. Ele diz para Meggie que Dedo Empoeirado é apenas um mero visitante  mas o que ela não sabia é que ele é personagem de um livro, Coração de Tinta e que quem o tirou de lá foi Mo. De algum jeito, Dedo Empoeirado quer voltar para onde ele veio e persegue Mo, então sempre que ele encontra Mo, Mo muda de cidade dando desculpas esfarrapadas para sua filha. No dia seguinte após a visita de Dedo Empoeirado, Mo decide ir para a casa da tia de Meggie, Eleanor, uma fanática por livros (aquela mulher é literalmente LOUCA por livros) e um tanto arrogante (no começo ela é meio chata mas depois que a conhecemos melhor, amamos ela hahaha!).

Os homens de Capricórnio - o vilão de Coração de Tinta - os encontram e os capturam. Capricórnio quer Coração de Tinta de volta porque ele tem o desejo de libertar um grande amigo dele que o ajudará em seus planos malignos e para tirar Sombra (seu amigo) do livro, precisará da ajuda de Mo.

Então acontecem várias reviravoltas na aldeia de Capricórnio e conhecemos novos personagens - Farid (um garoto que Mo tirou de As Mil e Uma Noites), Fenoglio (o autor), Basta e Nariz Chato (os homens de Capricórnio - e um pouco do passado de cada um dos personagens.

Inicialmente, fiquei um pouco em dúvida em começar a ler Coração de Tinta porque o livro é um tanto grosso. Tem mais de 450 páginas e eu não sei vocês mas livros um tanto grandes me assustam porque sempre acho que vou abandonar o livro, que foi o caso de A Teoria de Tudo, mas posteriormente irei falar dos livros que abandonei.



Achei a história super diferente e a escrita da autora é bem leve e envolvente. Obviamente, algumas coisas não me agradaram como os tantos detalhes que a autora coloca em algumas cenas. Tudo bem que é ideal descrever o ambiente onde cada personagem está, certo? Mas tinham detalhes que eu achei desnecessário e que não agregavam absolutamente nada na história!

Além desse detalhe, outra coisa que me incomodou muito foi a enrolação das cenas. Capítulos que poderiam ter mais ou menos sete, oito ou até nove páginas para acontecer o que tinha que acontecer sem "cansar" o leitor demoravam mais ou menos quinze páginas para tudo acontecer. Honestamente, os capítulos com o ponto de vista de Dedo Empoeirado eram muito entediantes! Podiam se resumir a uma, duas ou três páginas no máximo mas a autora enrolava muito, o que me irritava as vezes.

Sobre a capa, eu amei. É bem sugestiva porque tem várias referências de Coração de Tinta (o livro onde tem Capricórnio, Dedo Empoeirado e tal) e a combinação de cores ficou ótima! Só tenho uma coisa a reclamar da edição que foi o tamanho da letra, era tão pequena que as vezes eu tinha que fazer força pra ler.

Uma coisa que eu achei o máximo no início de cada capítulo foi que cada um começava com uma frase de um livro que falariam mais ou menos o que iria acontecer no capítulo. Tinham frases tiradas de O Senhor dos Anéis, das obras de Shakespeare,  A Ilha do Tesouro etc.  E no final de cada um havia uma ilustração.

Coração de Tinta é o primeiro volume da trilogia Mundo de Tinta. Apesar de alguns aspectos negativos, foi uma leitura que me agradou muito! Recomendo a todos que são apaixonados por fantasias!!

Algumas informações adicionais:

Avaliação: 4/5
Editora: Companhia das Letras
Onde comprar: Amazon Brasil, Saraiva (achei apenas o livro digital), Submarino e Livraria Cultura

-Stephanie

2 comentários:

  1. Hey!

    Já li esse livro e gostei muito. Amo essas capas! <3

    Também amei da diagramação... As ilustrações eram fofuras.

    beijo,

    http://tordodemorango.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Midian, tudo bem?

      Essas capas são maravilhosas!! Sugerem bastante da história e te instigam a ler o livro. Beijos! :)

      Excluir